O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR NO MARKETING DIGITAL

POR Leonardo Camaratta
abr 27, 2021

Quer ingressar no marketing digital mas não sabe por onde começar? Confira essas dicas! 

Ao longo dos anos, o mundo se transformou em um ambiente completamente conectado e, com isso, as estratégias de marketing e vendas precisaram se atualizar. 

Nesse cenário, surgiu o marketing digital, uma estratégia de marketing que visa atingir clientes por meio da internet. 

Mas por que o marketing digital se tornou tão importante? Porque grande parte da população está conectada, estima-se que 3 em 4 brasileiros utilizam a internet – desses, 90% conectam-se diariamente; mais de 70% dos consumidores preferem comprar online, ou seja, se você quer conversar com os seus prospects e atingir possíveis clientes que se interessem pelo seu negócio, a internet, com certeza, proporcionará esse encontro. 

Mas atenção: o mercado de marketing digital é muito amplo, por isso, a dica é conhecer as opções e entender qual área é mais interessante para você se especializar. 

Para começar no marketing digital 

O primeiro passo é entender quais são as possibilidades dentro da área, confira algumas vertentes do marketing digital: 

  • Redes sociais 

Pode parecer básico, já que mais de 40% da população mundial utiliza alguma rede social. Mas quando falamos de marketing digital, precisamos ir além do uso das mídias sociais, é preciso entender o funcionamento de cada uma, como os usuários se comportam e quais os seus principais objetivos. Temos diversas redes sociais em alta, mas qual a mais adequada para o seu público? Como serão as conversas: tom de voz, linguagem e visual, para cada público e a rede social que ele está mais presente? Esses são passos fundamentais para trabalhar com as redes sociais: entender o público, como se comunicar com ele, o funcionamento de cada uma desde a pré postagem até a análise de resultados. 

  • Marketing de conteúdo 

Engana-se quem acredita que o marketing de conteúdo é uma estratégia que se aplica só nas redes sociais! O principal intuito do marketing de conteúdo é utilizar os textos de uma página: redes sociais, e-mail, site, blog, vídeo, podcast e tantas outras possibilidades para atrair o usuário, tirar suas dúvidas e levá-lo ao estágio seguinte da jornada de compra. 

  • SEO 

Quanto você tem uma dúvida, onde procura? Se a sua resposta é o Google, você faz parte dos mais de 90% da população que utilizam o site como motor de busca.  

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), ou seja, a estratégia tem como objetivo estudar as palavras-chaves mais procuradas de determinado negócio para melhorar os resultados dele na busca. Escolhendo as palavras-chaves mais adequadas para o negócio, é mais fácil colocá-lo nas primeiras páginas de resultado, melhorando assim a visibilidade do seu site. 

  • Mídia paga 

Outra possibilidade é trabalhar com mídia paga. Para isso, você precisará entender bastante de matemática e planejamento financeiro, afinal, lidará com verba de mídia, sendo responsável por escolher as melhores estratégias de inserção de determinado produto. Mídia é só o nome do cargo, mas você trabalhará com diferentes plataformas, como: Google, Facebook e Instagram Ads. 

  • Inbound marketing 

O conceito de inbound marketing agrega todas as estratégias anteriores. Antes, o marketing trabalhava com o “outbound marketing” que era uma estratégia que visava ir atrás dos clientes a qualquer custo: enviar e-mails promocionais, SMS constantes e convencê-lo a comprar seu produto com muita insistência. Com o passar dos anos, evoluímos e passamos a utilizar a estratégia de inbound marketing que faz justamente o contrário. No inbound nós produzimos conteúdo de qualidade (através do marketing de conteúdo), utilizamos diferentes canais para transmitir essa mensagem, através do SEO e da mídia paga e, assim, conhecemos o prospect.  

Na estratégia de inbound marketing, trabalha-se com um funil de vendas que funciona para entender quais clientes estão navegando sem nenhuma pretensão e acabam se interessando pelo seu conteúdo, quais já estão pensando em escolher uma solução para um problema e quais já estão propensos a compra – mas ainda não sabem qual a melhor solução. 

O funil de vendas é fundamental no marketing digital e, independente da área que você escolher, você trabalhará com esse modelo.  

Conhecendo algumas das possibilidades do marketing digital, é hora de pensar: qual mais te interessou? Qual você acredita que seja mais adequada ao seu perfil? 

Identificando qual área é mais interessante para você, busque por conteúdos ricos e estude! É possível encontrar diversos blogs, podcasts e vídeos que se aprofundam em cada área, além disso, também é importante fazer cursos, você pode encontrá-los em plataformas especializadas em produtos digitais ou até mesmo sites que ofereçam conteúdos gratuitos. Confira alguns sites onde você pode encontrar cursos de marketing digital: 

  • Hotmart 
  • Monetize 
  • Eduzz 
  • Rock Content 
  • HubSpot 
  • Resultados Digitais 

Entre outras! Pesquise, conheça as opções e avalie qual atende melhor suas necessidades. 

Boa sorte e bons estudos! 

Quem é?

Leonardo Camaratta

Apaixonado por inovação e Marketing Digital, fundei o Grupo Clio (Agência Clio, Clio App e Clio Academy), responsável por mais R$ 1 MILHÃO em vendas online. Tudo isso montando estratégias, criando campanhas e analisando métricas em horários alternativos, após o expediente normal de trabalho. Me especializei em produtos digitais, tráfego pago, Google Ads e Facebook Ads. Criei, então, esse curso para te ensinar de forma rápida e prática tudo que aprendi ao longo da minha estrada no Marketing Digital.

Posts relacionados

Monte a estrutura do seu negócio online!

Pensando em começar o seu negócio online mas não sabe por onde começar? Eu vou te ajudar! Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social, muitos comércios tiveram que fechar suas portas e os varejistas precisaram se reinventar: quem ainda não...

ler mais

Comments

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSAS DICAS DE MARKETING DIGITAL

Nossos Cursos

O Segredo para Decolar seu Instagram

 

Marketing Digital Depois das 18H

Termos e Políticas

Termos de Uso

Siga-nos

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta – 9h às 18h

(Exceto Feriados)

Contato

(51) 99357-1001

contato@clioacademy.com.br

Financeiro

financeiro@clioacademy.com.br

© 2020 Todos os direitos reservados.

Agência Clio de Propaganda e Marketing LTDA. CNPJ: 15.796.146/0001-62.
Endereço: Av. Carlos Gomes, n° 111 – Conj. 1101 – Auxiliadora – Porto Alegre/RS.