Quer ingressar no marketing digital mas não sabe por onde começar? Confira essas dicas!
Ao longo dos anos, o mundo se transformou em um ambiente completamente conectado e, com isso, as estratégias de marketing e vendas precisaram se atualizar.
Nesse cenário, surgiu o marketing digital, uma estratégia de marketing que visa atingir clientes por meio da internet.
Mas por que o marketing digital se tornou tão importante? Porque grande parte da população está conectada, estima-se que 3 em 4 brasileiros utilizam a internet – desses, 90% conectam-se diariamente; mais de 70% dos consumidores preferem comprar online, ou seja, se você quer conversar com os seus prospects e atingir possíveis clientes que se interessem pelo seu negócio, a internet, com certeza, proporcionará esse encontro.
Mas atenção: o mercado de marketing digital é muito amplo, por isso, a dica é conhecer as opções e entender qual área é mais interessante para você se especializar.
Para começar no marketing digital
O primeiro passo é entender quais são as possibilidades dentro da área, confira algumas vertentes do marketing digital:
- Redes sociais
Pode parecer básico, já que mais de 40% da população mundial utiliza alguma rede social. Mas quando falamos de marketing digital, precisamos ir além do uso das mídias sociais, é preciso entender o funcionamento de cada uma, como os usuários se comportam e quais os seus principais objetivos. Temos diversas redes sociais em alta, mas qual a mais adequada para o seu público? Como serão as conversas: tom de voz, linguagem e visual, para cada público e a rede social que ele está mais presente? Esses são passos fundamentais para trabalhar com as redes sociais: entender o público, como se comunicar com ele, o funcionamento de cada uma desde a pré postagem até a análise de resultados.
- Marketing de conteúdo
Engana-se quem acredita que o marketing de conteúdo é uma estratégia que se aplica só nas redes sociais! O principal intuito do marketing de conteúdo é utilizar os textos de uma página: redes sociais, e-mail, site, blog, vídeo, podcast e tantas outras possibilidades para atrair o usuário, tirar suas dúvidas e levá-lo ao estágio seguinte da jornada de compra.
- SEO
Quanto você tem uma dúvida, onde procura? Se a sua resposta é o Google, você faz parte dos mais de 90% da população que utilizam o site como motor de busca.
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), ou seja, a estratégia tem como objetivo estudar as palavras-chaves mais procuradas de determinado negócio para melhorar os resultados dele na busca. Escolhendo as palavras-chaves mais adequadas para o negócio, é mais fácil colocá-lo nas primeiras páginas de resultado, melhorando assim a visibilidade do seu site.
- Mídia paga
Outra possibilidade é trabalhar com mídia paga. Para isso, você precisará entender bastante de matemática e planejamento financeiro, afinal, lidará com verba de mídia, sendo responsável por escolher as melhores estratégias de inserção de determinado produto. Mídia é só o nome do cargo, mas você trabalhará com diferentes plataformas, como: Google, Facebook e Instagram Ads.
- Inbound marketing
O conceito de inbound marketing agrega todas as estratégias anteriores. Antes, o marketing trabalhava com o “outbound marketing” que era uma estratégia que visava ir atrás dos clientes a qualquer custo: enviar e-mails promocionais, SMS constantes e convencê-lo a comprar seu produto com muita insistência. Com o passar dos anos, evoluímos e passamos a utilizar a estratégia de inbound marketing que faz justamente o contrário. No inbound nós produzimos conteúdo de qualidade (através do marketing de conteúdo), utilizamos diferentes canais para transmitir essa mensagem, através do SEO e da mídia paga e, assim, conhecemos o prospect.
Na estratégia de inbound marketing, trabalha-se com um funil de vendas que funciona para entender quais clientes estão navegando sem nenhuma pretensão e acabam se interessando pelo seu conteúdo, quais já estão pensando em escolher uma solução para um problema e quais já estão propensos a compra – mas ainda não sabem qual a melhor solução.
O funil de vendas é fundamental no marketing digital e, independente da área que você escolher, você trabalhará com esse modelo.
Conhecendo algumas das possibilidades do marketing digital, é hora de pensar: qual mais te interessou? Qual você acredita que seja mais adequada ao seu perfil?
Identificando qual área é mais interessante para você, busque por conteúdos ricos e estude! É possível encontrar diversos blogs, podcasts e vídeos que se aprofundam em cada área, além disso, também é importante fazer cursos, você pode encontrá-los em plataformas especializadas em produtos digitais ou até mesmo sites que ofereçam conteúdos gratuitos. Confira alguns sites onde você pode encontrar cursos de marketing digital:
- Hotmart
- Monetize
- Eduzz
- Rock Content
- HubSpot
- Resultados Digitais
Entre outras! Pesquise, conheça as opções e avalie qual atende melhor suas necessidades.
Boa sorte e bons estudos!
0 comentários