Monte a estrutura do seu negócio online!

POR Leonardo Camaratta
maio 6, 2021

Pensando em começar o seu negócio online mas não sabe por onde começar? Eu vou te ajudar!

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social, muitos comércios tiveram que fechar suas portas e os varejistas precisaram se reinventar: quem ainda não trabalhava com internet, precisou se atualizar e entrar com tudo no mundo digital; quem já estava na internet, teve que fortalecer suas estratégias para conquistar seu espaço em um mundo online e concorrido.

E os resultados dessa transformação digital acelerada já começaram a aparecer, em 2020, o e-commerce brasileiro cresceu mais de 70% e o faturamento também: o aumento foi de 122%.

Levando em consideração esses dados tão expressivos, não tem como ignorar a importância que a internet tem e o quanto as vendas online têm crescido. Você, provavelmente, já percebeu isso e, por isso, está buscando dicas de como criar a estrutura do seu negócio online, certo? Então vamos as dicas:

Antes de chegar às dicas práticas da estrutura online, você precisa ter um planejamento minuciosamente estruturado com informações de negócio, por exemplo:

  • O que vou vender;
  • Para quem vou vender;
  • Como vou vender;
  • Por que vou vender? Qual é o meu objetivo?
  • Quais são minhas metas a curto, médio e longo prazo?
  • Como funcionará a logística do meu negócio?

Com essas informações em mãos, comece a pensar na estrutura online que a sua marca precisa:

  • Portfólio de produtos

O primeiro passo para entrar no mundo online é básico para qualquer negócio on ou offline: o que você vai vender? Qual é o seu portfólio de produtos? Você trabalhará com um nicho específico ou oferecerá produtos variados? Saber o que você vai oferecer é o primeiro passo para entender como será o funcionamento da sua marca e qual o público que ela atingirá.

  • Vitrine

Agora que você já sabe o que vai oferecer, é hora de pensar como será a sua vitrine. Mas como assim? O seu site é a sua vitrine! Claro que uma vitrine muito mais ampla e com diversas possibilidades, mas é nele que você apresentará tudo que tem a oferecer. Se você não tem domínio de ferramentas de desenho, pegue um papel e caneta e anote tudo que você imagina que o seu site pode oferecer, além de como imagina o visual dele e as possibilidades. Depois disso, procure um profissional que possa te ajudar a colocar suas ideias em prática (ou faça você mesmo, existem diversos cursos e aulas que podem te auxiliar a criar um site). Lembre-se: se você quer vender online, o site é a sua principal ferramenta, então invista tempo e recursos nessa estrutura.

  • Canais

Você já conhece o seu público e o que ele procura, mas sabe como ele se comunica? A definição dos canais que você atuará também é definida de acordo com os gostos do seu público. De nada adianta você postar no Facebook todo dia, se o seu público prefere o Instagram, concorda? Leve em consideração as informações do seu público para definir os canais que farão parte da sua estratégia – ah, e isso vai além de redes sociais, ok? Quando falamos de canais, são todos eles: e-mail, SMS, WhatsApp, etc.

  • Divulgação

Como será feita a divulgação do seu negócio? Você usará apenas os canais que mencionamos acima? As possibilidades são diversas, você pode trabalhar com influenciadores, tráfego pago, mídia offline e etc. Para definir como será feita essa divulgação, é preciso analisar o seu orçamento, a relação custo x benefício e se vale a pena para o momento da sua marca. Reflita!

Esses são os passos iniciais para criar a estrutura do seu negócio online, mas é preciso levar em consideração que esse processo é gradual e constante! 

Nenhum e-commerce é apenas criado, precisa ter manutenção regular, novidades, lançamentos e muita atenção com os clientes – vá além de vender: conquiste, crie um relacionamento, fidelize os seus clientes.

Curtiu as dicas? Me conta: qual é a sua principal dificuldade para montar o seu negócio online?

Quem é?

Leonardo Camaratta

Apaixonado por inovação e Marketing Digital, fundei o Grupo Clio (Agência Clio, Clio App e Clio Academy), responsável por mais R$ 1 MILHÃO em vendas online. Tudo isso montando estratégias, criando campanhas e analisando métricas em horários alternativos, após o expediente normal de trabalho. Me especializei em produtos digitais, tráfego pago, Google Ads e Facebook Ads. Criei, então, esse curso para te ensinar de forma rápida e prática tudo que aprendi ao longo da minha estrada no Marketing Digital.

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