Como atrair os clientes certos para o seu Instagram

POR Leonardo Camaratta
maio 4, 2021

Está tendo dificuldades para encontrar seus clientes ideais no Instagram? Vem, eu vou te ajudar!

Você utiliza o Instagram para divulgar sua marca e tem tido dificuldades em encontrar o público ideal na rede social? Calma, isso é completamente normal!

Até porque, o Instagram é uma das redes sociais mais famosas e populosas: mais de 90 milhões de brasileiros estão presentes curtindo e comentando posts diariamente.

Em meio a tanta gente, como encontrar o seu público ideal? Aquelas pessoas que vão se identificar com o seu conteúdo, engajar em suas postagens e até visitar o seu site para conhecer os serviços e produtos que você oferece. Aliás, é importante lembrar que as redes sociais são consideradas topo de funil, então o objetivo principal é atrair visitantes para conhecerem seu conteúdo, as fases de consideração e conversão podem ser trabalhadas com outras ferramentas, ok?

Dito isso, vamos entender melhor como encontrar os clientes certos para as suas redes sociais:

1 – Tenha um planejamento

Ter um planejamento bem estruturado é item fundamental para qualquer estratégia e nas redes sociais não é diferente! Planeje como será a sua comunicação: quais os formatos, assuntos e linguagem você usará no Instagram? Qual o seu objetivo com a rede? Saber quais metas você quer atingir é o primeiro passo para conseguir conquistá-las.

2 – Persona

Dentro do planejamento, é preciso que você identifique com quem você quer falar, ou seja, quem é o público ideal para o seu produto. Para isso, é preciso criar sua persona e lembre-se: persona é diferente de público-alvo, aqui é preciso criar um consumidor ideal e específico que se assemelhe ao seu cliente ideal.

Na hora de criar sua persona, leve em consideração algumas informações fundamentais, como: nome, região, idade, escolaridade, renda mensal, gostos, hobbies, dores e necessidades – essas informações podem ser conseguidas através de pesquisas de público.

3 – Conteúdo

Qual conteúdo você vai postar em sua página? Quais temas permeiam o universo que você atua? Por exemplo, se o seu negócio tiver como foco moda feminina, você pode postar conteúdos de estilo, combinações de roupas, looks para cada ocasião, etc. É importante definir quais temas podem ser abordados para você ter uma organização editorial e não ficar sem postar. Dentro desses temas, crie um planejamento editorial por semana, mês ou até bimestral definindo quais assuntos você abordará ao longo dos dias. 

4 – Frequência

A frequência é fundamental para quem quer aparecer e engajar os usuários. Publique seus conteúdos com regularidade: analise quais dias e horários performam melhor na sua rede. O ideal é ter essa resposta de acordo com a atividade dos usuários, mas se você ainda não tiver um público consolidado, comece usando os melhores horários divulgados em estudos, como esse aqui.

5 – Imagens

O Instagram é uma rede extremamente focada em conteúdos imagéticos. Você já percebeu que a imagem vem antes do texto? Por isso, para performar bem na mídia social é fundamental caprichar na qualidade das imagens. Poste fotos bonitas, com uma boa qualidade e interessantes; antes de postar, pense: você seria atraído por esse conteúdo (assunto, imagem e texto).

Esses são alguns dos 5 fundamentos essenciais para quem quer trabalhar com o Instagram. Além disso, lembre-se de manter a sua bio sempre atualizada e com as informações principais em destaque.

Valorize o seu conteúdo e invista na rede social!

Quem é?

Leonardo Camaratta

Apaixonado por inovação e Marketing Digital, fundei o Grupo Clio (Agência Clio, Clio App e Clio Academy), responsável por mais R$ 1 MILHÃO em vendas online. Tudo isso montando estratégias, criando campanhas e analisando métricas em horários alternativos, após o expediente normal de trabalho. Me especializei em produtos digitais, tráfego pago, Google Ads e Facebook Ads. Criei, então, esse curso para te ensinar de forma rápida e prática tudo que aprendi ao longo da minha estrada no Marketing Digital.

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