5 passos para criar uma base de leads sólida para o seu negócio digital.

POR Leonardo Camaratta
abr 14, 2021

Confira nossas dicas sobre geração e qualificação de leads para alavancar sua empresa digital. 

Muito se fala sobre os famosos “leads”, mas se você não for do mercado de marketing, é possível que não entenda o peso dessa pequena palavra. Um lead é uma pessoa que, de alguma forma, possui algum tipo de interesse em seu serviço ou produto. 

Antes, no outbound marketing, um longo e invasivo caminho era percorrido para conseguir um lead: encontrar contatos e tentar apresentar um serviço/produto que ele nunca tinha demonstrado interesse – e algumas vezes, não tinha a mínima necessidade.

Mas com a estratégia inbound marketing, onde o início da jornada é quando o visitante chega até a sua marca, esse contato mudou.  

Sabe quando você preenche um formulário online no site da empresa x para receber um e-book ou infográfico sobre um assunto que te interessa? Automaticamente você vira um lead! Você demonstrou interesse por um conteúdo produzido pela empresa e forneceu os seus dados, depois disso, muito provavelmente, receberá um e-mail ou SMS perguntando o que achou do conteúdo e falando mais sobre a empresa. 

Mas como construir essa base para o seu negócio? É extremamente normal vermos isso acontecer com grandes empresas, mas é possível – e preciso – adotar esse método em todos os tipos de negócios digitais.  

Você está preparado para começar a criar uma base de leads sólida para o seu negócio digital? Anote nossas dicas: 

  1. Conheça sua persona 

Quem é o seu comprador? Onde ele mora, qual sua renda e escolaridade? Do que ele gosta, quais os hábitos de consumo e padrões de comportamento online? Uma boa maneira de começar a mapear o seu consumidor é entender quanto tempo ele passa em seu site, quais páginas ele visita e como ele se comporta no mundo digital. Sem saber quem é o seu cliente, vai ser muito difícil atraí-lo, por isso, é fundamental saber qual o tipo de pessoa que se interessa pelo seu negócio. 

  1. Planeje

Agora que você já sabe quem é o seu público, é preciso planejar como a sua comunicação vai atingi-lo. Quais as cores, fontes, formatos, canais de comunicação mais o agradam? Como será a jornada de compra, quando ele se tornar um lead? Quais as comunicações mais adequadas para nutri-lo durante todo esse percurso? Esse planejamento é importante para entender o momento que o consumidor está. Segundo uma pesquisa do Marketing Sherpa, 73% dos leads capturados não estão prontos para realizar a compra, ou seja, é preciso criar um relacionamento com esse consumidor para que quando ele esteja pronto, a sua marca seja a principal opção dele. 

  1. Storytelling 

Crie bons conteúdos! Independente do momento que o consumidor está, bons conteúdos serão sempre benéficos para o seu negócio. Conte histórias, contextualize, gere emoções, humanize a sua marca e converse verdadeiramente com o consumidor. Conteúdos ricos podem atrair visitantes, incentivar leads, converter clientes e fidelizar. Vá além do apenas vender, crie uma relação com o lead. Lembre-se: se você conquistou um lead e manda um e-mail por mês apenas vendendo produtos, a chance dele te achar inconveniente é grande. Ofereça conteúdos, experiências, aprendizados, conte uma boa história! 

  1. Frequência 

Agora que você já avançou e entendeu a importância de se comunicar com o seu lead, é preciso entender que a constância também faz parte desse processo. Digamos que você conquistou um lead novo, o que você faz agora? 

O ideal é que você tenha uma régua de comunicação para esse consumidor, como mencionamos assim, vamos supor: E-mail de boas vindas > Produtos que ele possa gostar (com base nos dados que você coletou nas etapas anteriores) > Novo conteúdo rico > Newsletter e assim por diante.. Esse foi só um exemplo para ressaltar a importância de nutrir o seu lead e não lembrar dele somente quando precisa vender um produto, mantenha a frequência para criar essa relação.  

  1. Defina KPIs 

Quais os seus indicadores de sucesso? O que representa uma base de leads sólida para a sua empresa? A métrica é apenas converter ou você quer ser visto, lembrado, reconhecido e referência em seu negócio digital? É fundamental entender o que é importante para a sua marca neste momento e, principalmente, medir os resultados constantemente. Somente com esse acompanhamento regular você vai saber o que está dando certo, o que precisa de ajuste na rota e se a sua base de leads é realmente sólida. Avalie constantemente, compare resultados entre períodos, entenda se os leads que está conquistando são realmente a sua persona e qual o momento que eles estão na jornada de compra.  

Esses são alguns dos princípios para criar, gerir e qualificar uma base de leads sólida para o seu negócio digital. Lembre-se que a solidez pode variar de acordo com o momento da sua marca, por isso, é fundamental entender o que você procura e qual o seu principal objetivo no momento. 

Você concorda com esses 5 passos iniciais? Já colocou em prática no seu negócio? Compartilhe suas opiniões com a gente. 😉 

Quem é?

Leonardo Camaratta

Apaixonado por inovação e Marketing Digital, fundei o Grupo Clio (Agência Clio, Clio App e Clio Academy), responsável por mais R$ 1 MILHÃO em vendas online. Tudo isso montando estratégias, criando campanhas e analisando métricas em horários alternativos, após o expediente normal de trabalho. Me especializei em produtos digitais, tráfego pago, Google Ads e Facebook Ads. Criei, então, esse curso para te ensinar de forma rápida e prática tudo que aprendi ao longo da minha estrada no Marketing Digital.

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Comments

4 Comentários

  1. NILTON APARECIDO ZANUTTO

    Parece ser muito bom.

    Responder
    • Leonardo Camaratta

      Obrigado pelo Feedback, Nilton!

      Responder
  2. NILTON APARECIDO ZANUTTO

    Tenho interesse parece ser muito bom. Como que funciona em valores?

    Responder
    • Leonardo Camaratta

      Nilton! Acredito que vc esteja falando do meu curso, o Marketing Digital Depois das 18h. Vou te colocar o link aqui, lá tem todas as informações sobre o curso e valores. Estava com a turma fechada, mas estou reabrindo hoje. Pode dar uma olhada lá! https://clioacademy.com.br/marketingdigitaldepoisdas18h

      Responder

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