Tudo que você precisa saber para aumentar as conversões das suas páginas!
Seja no seu site ou em uma landing page específica, existem regras e boas práticas para criar uma página de sucesso, sabia? Para começar a trabalhar para converter os seus visitantes em leads, vamos pensar que a jornada de compra se divide em 4 fases: atenção, interesse, desejo e ação; cada parte, texto ou imagem do seu site deve despertar e incentivar uma dessas fases, fazendo o visitante avançar para a seguinte até chegar a ação – nesse caso, a valiosa conversão -.
Mas quais são esses elementos essenciais que ajudam a aumentar as conversões em uma página? Confira:
- Título
Essa é a primeira coisa que o seu visitante vai olhar quando chegar na página e, se ele for bom o suficiente, será um gatilho para ele continuar acompanhando as informações. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Copyblogger: 8 em cada 10 pessoas leem o título de uma página, mas apenas 2 em cada 10 leem o resto. Ou seja, é preciso ter atenção a sua chamada principal. Invista em títulos explicativos que apresentem a ideia do conteúdo, se o visitante não souber do que se trata, fica mais difícil ele continuar a leitura. Uma boa opção é optar por chamadas que instiguem o senso de urgência e a exclusividade.
- Layout
Se você está criando uma landing page, é preciso passar as informações com agilidade e de forma fácil. Se o visitante chegou até ali, ele tem um objetivo, mas se a página não for otimizada e de fácil leitura, ele acaba se perdendo. Tenha em mente que aquela é uma página para converter, ou seja, as informações precisam ser de consumo imediato, um layout simples e que faça sentido com o guide da sua marca. Opte por uma construção visual simples e que valorize o seu formulário – que deve ser o destaque da página -, evite menus que tirem ele daquela página e cuidado com a quantidade de elementos visuais, o excesso pode poluir a landing e fazer ele se perder do objetivo.
- Formulário
Para converter é preciso ter um formulário, certo? Mas ninguém vai preencher diversos dados pessoais sem “algo em troca” ou se for muito extenso. Por isso, é importante você valorizar a sua oferta e fazer um formulário condizente com o que está oferecendo. Se você vai disponibilizar, por exemplo, um e-book, concentre-se em coletar, no máximo, 5 dados daquele lead. Se a oferta for de um infográfico, experimente pedir menos dados. Na era da transformação digital, todos sabem como os dados são valiosos, então o seu lead só os fornecerá se realmente achar que o seu material é “merecedor” das suas informações.
- CTA
Fundamental para qualquer landing page, esse botão é o divisor de águas entre visitante x lead. Por isso, é imprescindível que o seu CTA seja claro e explicativo para o consumidor. Se você colocar um formulário que pede 5 dados e o botão for “OK”, o visitante ficará confuso com o que acontece a seguir. Tente sempre facilitar a navegação, opte por verdadeiros chamados à ação: baixe agora, compre aqui, faça o download, clique e leia, por exemplo. Além do texto do CTA, também é importante deixá-lo destacado, experimente usá-lo em um tamanho razoável e de uma cor diferente da utilizada no layout da página, a intenção é que ele seja o gatilho final de ação do visitante.
Esses são alguns dos elementos essenciais para criar uma página de alta conversão, mas você também pode experimentar outras boas práticas, como: coloque botões de compartilhar em sua landing page para que o visitante encaminhe aquele conteúdo aos seus amigos; aposte na redação publicitária nos textos da sua página, é preciso que o texto seja instigante e convidativo para fazer com que o consumidor queira baixar o material;
E por último, mas indispensável: mensure os seus resultados! Não tenha medo de mudar a rota, caso necessário. Acompanhe as suas visitas x conversões regularmente e, se notar que algo ali está dificultando a conversão, mude a estratégia.
Coloque essas 4 dicas essenciais em prática e boas vendas!
0 comentários